quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PAZ


"Se todos dermos as mãos quem apontará as armas?"

Bob Marley


Foto de Lúcia Letra in Olhares


7 comentários:

  1. Se uma grande guerra começa no coração de cada um, a verdade é que só os grandes líderes têm o poder de transformá-la num holocausto. Esses, nunca deram e nunca darão a mão a ninguém...

    ResponderEliminar
  2. Não!
    Não são só os líderes que podem transformar a guerra num holocausto! Isso depende de cada participante, e tendo em conta que a pressão psicológica ainda faz efeito podemos dar TODOS as mãos!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente vivemos num mundo liderado por irresponsáveis e executado por homens de mentes tão vazias quanto bonecos de voodoo. E por mais que queiras nadar contra a maré, se amanhã um único desses líderes decidisse aniquilar metade do planeta, o que não faltaria era um exército de bonecos a executar a sua ordem...

    ResponderEliminar
  4. Estás a ser demasiado extremista!
    Os homens são HUMANOS isso faz deles sentimentais. Em geral o planeta é uma democracia e por muito que os líderes mandem, que é msm só isso que eles fazem (não executam em massa) os Homens têm o direito, o dever de se recusarem a actos desses !Não?

    ResponderEliminar
  5. Estiveste a par do último conflito da Rússia/Geórgia há meia dúzia de meses? Se não estiveste, relembro-te resumidamente que as tropas russas invadiram a Geórgia. Causa política: Petróleo e outras. No entanto sabes o que comentaram alguns militares russos aos jornalistas durante o conflito? Que não faziam ideia porque estavam ali e porque tinham de atacar os Georgianos... no entanto ESTAVAM ALI A ARRASAR EDIFÍCIOS, DESALOJAR CIVIS, A FAZER VIÚVAS E ÓRFÃOS! Agora diz-me se a realidade é assim tão diferente daquilo que eu disse em cima?
    Isto repete-se em todas as guerras! Quantos militares americanos não desejaram com todas as suas forças voltarem para as suas casas... adiantou alguma coisa? Morreram muitos mais no período pós-guerra do que enquanto trocavam mísseis! Tudo à custa de um HUMANO "muito sentimental" e da sua administração (todos eles democráticos) que pelos mais variados motivos tentou convencer o mundo da existência de armas nucleares no Iraque. Tese essa que se revelou totalmente falsa e que resultou na morte de milhares de militares, deixando outras tantas famílias a gritarem pelos seus filhos e maridos...
    Sinceramente gostava de estar errado. Gostava que fosse somente eu a ser "extremista" e que o mundo em que vivemos fosse totalmente diferente.
    Lamento, mas a realidade não é essa...

    ResponderEliminar
  6. Bem vou ter que dar o braço a torcer dp do que disseste.. pois na realidade as frases feitas fazem-nos acreditar e ver o mundo, as pessoas, a vida de outra forma que no fundo é dessa mesma maneira que tu descreveste e smp defendeste. agr sim tenho que te dar razão!

    ResponderEliminar
  7. Podia começar aqui com um discurso sobre valores, ética, moral e bons costumes! Mas neste mundo quem manda são os poderosos e ricos, por mais que nós "fracos" queiramos intrometer somos "abafados" pela voz dos "grandes"! Esperemos que esta mentalidade mude!

    P.S. Não me dei ao trabalho de ler os comentários todos!

    ResponderEliminar